Escrevendo sobre: AMOR, palavras, bobagens, dedicações, felicidade, música, moda, saúde, tristezas, presente, dia-a-dia, alimentação, novidades, coração, amizade, profissão, notícias, esoterismo, religião, baladas, viagens, alegria, emoção, carinho, animais de estimação, pais, família, FILHA, dedicação, futuro, desejo, sedução, ajuda, caridade, humildade, respeito... e muito mais!



13 fevereiro, 2007

Lenda de Macaé - Parte I


Oi pessoal, hoje é aniversário da minha avózinha lá de Brasília, que saudadessss... vózinha um beijão, e muitas felicidades para senhora, que Deus te dê muita força, saúde, paz, amor e tudo de bom. Te amo!!!

"Gente em breve estaremos com nosso novo blog para expormos nosso trabalho melhor, enquanto isso a propaganda será por aqui mesmo, quem tiver interessando em só ver o preço, pode me falar também, agente pode negociar um precinho legal. Se você gostou do lay-out do meu blog, e gostaria de ter um assim parecido, é só encomendar o seu!!! Para pedidos é só mandar um e-mail para amanda.neves@gmail.com."

Como havia prometido, segue abaixo uma lenda de Macaé. Ela é muito iteressante, tem até um livro que foi escrito da história referida a essa lenda.

Lenda - Mota Coqueiro
Conta-se que um fazendeiro, Mota Coqueiro, foi acusado de chacina de uma família quase que toda, só salvou-se uma menina que naõ estava em casa na hora, e deste modo condenado a forca na Praça Pública, Praça da Luz, hoje Colégio Esadual Luiz Reid. Antes de morrer rogou uma maldição que dizia que Macaé, durante 100 anos, não cresceria e, por incrível que pareça Macaé só começou a evoluir 100 anos depois, com a chegada da Petrobras.
Obs., Este enforcamento foi o ultimo realizado no Brasil.
A lenda é essa aí em cima, mas olha o que fala mais ou menos o livro do jornalista Carlos Marchi, 52 anos, Fera de Macabú - A história e o romance de um condenado à morte.

Conta a história de Manoel da Motta Coqueiro, acusado de ordenar a chacina de um meeiro e sua família na Fazenda Macabu, em Macaé, Norte Fluminense, no ano de 1852. Condenado sem provas, com testemunhos mentirosos e apoio maciço da imprensa, foi pendurado na forca. Mas tudo indica que era inocente. Coqueiro protagonizou a última execução – oficial, claro – no Brasil. Quando D. Pedro II, que lhe recusara a graça do indulto, soube que ele era afinal inocente ficou arrasado, e nunca mais autorizou a aplicação da pena de morte no país. O crime de Coqueiro fora roubar a mulher de um primo influente e contrariar alguns interesses. Após a acusação, virou alvo de tremenda conspiração política, da qual participaram polícia, justiça, igreja, governo e quem mais pôde se aproveitar da situação. A imprensa estava nesse meio.

É uma história interessante não é: Mas acho que só lendo este livro aí, para entender tudo que aconteceu naquela época, mas o intuito da lenda mesmo era de relatar aquela maldição que tivemos aqui em macaé. E é mesmo verdade, Macaé não teve nenhuma evolução nestes 100 anos, e somente com a vinda da Petrobras que tudo foi crescendo.

Bem fico por aqui, grande beijo no coração de todos!!!

Nenhum comentário: